Ir para o conteudo principal

Novembro azul e foco no diagnóstico por ressonância multiparamétrica da próstata.

em

Novembro é o mês de conscientização do câncer de próstata, que atinge cerca 65 mil brasileiros por ano. É o segundo câncer mais frequente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele em números de incidência. Por isso a importância e atenção para a prevenção e diagnóstico precoce para adequado tratamento.

E no segmento de diagnóstico, o exame mais promissor é a ressonância magnética (RM) multiparamétrica da próstata. A  RM da próstata é um exame complexo com excelente acuidade diagnóstica, muito importante na avaliação desta glândula masculina em diferentes patologias. Este exame tem suas indicações precisas, que vai desde o rastreamento, estadiamento de câncer, planejamento terapêutico, vigilância ativa e seguimento após a cirurgia.

A RM da próstata consegue avaliar e analisar a anatomia da próstata, reconhecimento de possíveis lesões suspeitas e classificá-las dentro de baixa e alta suspeição, e também indicar biópsia. Nem todo nódulo palpável é câncer e nem todo aumento do PSA ocorre por câncer. Portanto, a Ressonância Magnética da Próstata pode ser utilizada para investigar e definir com maior precisão, inclusive, o local para biópsia.

Do ponto de vista de diagnóstico, a ressonância magnética multiparamétrica apresenta uma acurácia tão boa quanto à biópsia, sobretudo nos tumores mais agressivas.

Com um diagnóstico preciso, conseguimos orientar o médico assistente com o mais adequado e completo tratamento do paciente com câncer. Vai depender do estadiamento e  grau de evolução, que pode ser de seguimento clínico, tratamento hormonal, radioterapia e cirúrgico radical. O câncer de próstata pode ter cura, no entanto é necessário ter um diagnóstico preciso, seguro e precoce, com profissionais especialistas, para que se obtenha sucesso no tratamento.

Aproveite o movimento do Novembro Azul e se conscientize o ano todo. É preciso falar, é preciso incentivar, explicar o processo de detecção para um diagnóstico mais precoce possível e possibilidade de tratamento curativo

-  Título de Especialista em Radiologia e Diagnostico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia - CBR

Residência: Hospital Santa Marcelina - São Paulo / SP

Especialista R4 em Imagem de Medicina Interna pelo Hospital do Coração HCOR - São Paulo/ SP

- Pós graduação em imagem Musculoesquelético pelo Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo / SP

Dra Nathalia Simi Mendonça  

CRM-7626/MT - RQE-4916 (RESPONSÁVEL TÉCNICA UNIDADE CUIABÁ)

03 02 01