Ir para o conteudo principal

Biópsia de próstata guiada por ultrassonografia

em

A biópsia de próstata guiada por ultrassonografia é realizada para obter amostras de tecido prostático para análise laboratorial. Essa técnica é frequentemente utilizada quando há suspeita de câncer de próstata, especialmente quando exames iniciais, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e a ressonância magnética, indicam a necessidade de investigação mais aprofundada.

O procedimento envolve o uso de ultrassom para visualizar a próstata em tempo real, permitindo que o médico identifique áreas suspeitas. Uma agulha é então guiada até essas áreas para coletar pequenos fragmentos de tecido. Essas amostras são posteriormente analisadas por um patologista para determinar se há presença de células cancerosas.

A biópsia de próstata guiada por ultrassonografia é crucial para confirmar ou descartar a presença de câncer, fornecendo informações essenciais para o diagnóstico preciso e a definição de estratégias de tratamento, se necessário.

Aqui na Ceico este procedimento é feito sob sedação, fornecendo maior conforto ao paciente. Para isso, é preciso passar por uma consulta pré anestésica, garantindo maior segurança e um preparo individualizado.

Raul Bernardo Paniagua Eljach - 8230/MT - RQE 4157 (RESPONSÁVEL TÉCNICO UNIDADE VÁRZEA GRANDE)

-  Título de Especialista em Radiologia e Diagnostico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia - CBR

Residência: Instituto de Radiologia de Ribeirão preto, são paulo.

Especialista R4 em tomografia computadorizada e ressonância magnetica geral pela Cedirp- Ribeirão preto/ SP.

- Pós graduação em imagem Musculoesquelético pelo Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo / SP

03 02 01